Internacional

Trump propõe ao Senado confirmar procurador-geral interino no cargo

Publicidade
Carregando...

O presidente Donald Trump pediu, nesta segunda-feira (8), ao Senado dos Estados Unidos a confirmação no cargo do procurador-geral interino, Todd Blanche, que antes de entrar para o governo atuou como advogado pessoal do republicano.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Blanche ocupa o cargo de forma temporária desde a saída, em abril, de sua antecessora, Pam Bondi.

Pouco depois de assumir o posto, o ex-advogado de Trump apresentou acusações contra o ex-diretor do FBI James Comey, um dos alvos prioritários do presidente americano.

Comey, que também exerce a função de ministro da Justiça, é investigado por ter publicado nas redes sociais uma foto feita em uma praia, com uma mensagem que podia ser interpretada como um convite a atentar contra a vida do presidente.

O procurador-geral tentou, antes de ser obrigado a recuar sob pressão do Congresso, criar um fundo de cerca de 1,8 bilhão de dólares (9,32 bilhões de reais), destinado supostamente a reparar o que o governo apresentava como uma politização da Justiça contra os apoiadores de Trump sob seu predecessor democrata, Joe Biden.

Os democratas denunciaram uma "caixa-preta" destinada a recompensar os partidários do presidente, incluindo pessoas condenadas pelo ataque ao Capitólio, sede do Congresso americano, em 6 de janeiro de 2021.

"Donald Trump lidera a pior operação de corrupção da história da presidência dos Estados Unidos. Todd Blanche, ao que parece, ainda não se deu conta", declarou nesta segunda-feira o senador democrata Dick Durbin, membro da Comissão de Assuntos Judiciários.

A confirmação da nomeação de Blanche por parte dessa comissão pode se revelar árdua, já que essa escolha não conta com o apoio unânime dos senadores republicanos.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

jz-aue/nn/ic/am

Tópicos relacionados:

eua governo justica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay