Internacional

Mercados reagem positivamente ao resultado da extrema direita na Colômbia

Publicidade
Carregando...

Os mercados reagiram positivamente ao surpreendente resultado da extrema direita no primeiro turno das eleições presidenciais da Colômbia, com o fortalecimento da moeda local e a alta dos títulos do país.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O advogado Abelardo de la Espriella se impôs no primeiro turno no domingo com mais de 43% dos votos, à frente do favorito nas pesquisas, o senador de esquerda Iván Cepeda (41%). Os dois se enfrentarão no segundo turno em 21 de junho.

O peso colombiano se valorizava quase 2,42% frente ao dólar entre a sexta-feira e esta terça-feira, de acordo com dados do Banco da República. Assim, nesta terça-feira o dólar era cotado a 3.560 pesos, frente aos 3.646 pesos da sexta-feira.

Na Bolsa de Valores da Colômbia, o índice MSCI Colcap, que acompanha o desempenho das ações mais representativas do país, subiu 3,58% na segunda-feira.

Os títulos soberanos colombianos também registraram ganhos generalizados na última sessão de negociação, um sinal do aumento da confiança dos investidores, segundo dados do Banco Central.

Um dos principais desafios para o próximo presidente será o financeiro.

A Colômbia acumula um déficit fiscal que se aproxima de 7% do PIB após a crise da pandemia e os programas sociais de elevado gasto impulsionados durante o governo de Gustavo Petro.

De la Espriella afirma se inspirar nas políticas econômicas do presidente argentino, Javier Milei, e promete uma redução do Estado de 40%. Seu compromisso com a reativação do setor de combustíveis fósseis, em contraste com a abordagem de Petro, é bem recebido pelos mercados.

As ações da Ecopetrol, a principal empresa colombiana, dispararam após os resultados das eleições. Na segunda-feira, seu preço atingiu a maior cotação em 52 semanas.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

als/lv/ad/mr/aa/am

Tópicos relacionados:

colombia economia eleicoes mercado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay