Internacional

Alpinista americano completa ascensão mais rápida ao Everest

Publicidade
Carregando...

O alpinista americano Tyler Andrews quebrou, nesta quinta-feira (28), o recorde da ascensão mais rápida ao Everest — com oxigênio —, percorrendo a rota do acampamento base (5.364 m) até o cume (8.848 m), o "teto do mundo", em menos de dez horas, segundo membros de sua equipe.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

"Ele chegou ao cume em apenas 9 horas e 55 minutos", disse à AFP David Stephen Sherpa, chefe da Asian Trekking, a empresa que organizou a expedição. 

O recorde anterior oficialmente ratificado nesta categoria pertencia ao alpinista nepalês Lhakpa Gelu Sherpa, que alcançou o pico mais alto do mundo em 2003, seguindo a mesma rota em 10 horas e 56 minutos. 

Segundo a Asian Trekking, Tyler Andrews, de 36 anos, completou sua subida sozinho, embora com a assistência de dois guias que lhe forneceram oxigênio, água e equipamentos ao longo da jornada. 

De acordo com as autoridades nepalesas, mais de 950 alpinistas alcançaram com sucesso o cume mais alto do planeta durante a temporada de escalada de primavera, que começou em 13 de maio e promete ser histórica graças às condições climáticas favoráveis.

Segundo o Livro de Recordes do Guinness, o maior número de ascensões ao Everest em uma única temporada situava-se, até agora, em 872, um recorde estabelecido em 2019. 

Outros recordes já foram quebrados este ano, incluindo o do maior número de subidas em um único dia (275, em 21 de maio) e o número de permissões concedidas pelas autoridades a estrangeiros (494). 

Cinco alpinistas — dois indianos e três nepaleses — morreram este ano nas encostas do Everest. A título de comparação, 18 pessoas perderam a vida no local em 2023, a temporada mais letal já registrada.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

aoj/pa/pm/avl/aa

Tópicos relacionados:

eua montanhas montanhismo nepal

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay