Internacional

Colômbia transferirá cerca de 600 guerrilheiros e traficantes para zonas especiais para negociar

Publicidade
Carregando...

O governo colombiano realocará cerca de 600 guerrilheiros e narcotraficantes desarmados para zonas especiais dentro do país, onde estarão a salvo de perseguição militar, para negociar sua desmobilização a poucas semanas das eleições presidenciais.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Com menos de três meses para deixar o poder em 7 de agosto, Gustavo Petro, o primeiro presidente de esquerda do país, enfrenta dificuldades para cumprir sua política de "paz total", que incluía o compromisso de desmobilizar todas as organizações criminosas. 

O presidente negocia atualmente apenas com o poderoso cartel de drogas Clã do Golfo e alguns grupos guerrilheiros menores. 

Na noite de quarta-feira, ele anunciou que havia autorizado o trânsito de membros dessas organizações para áreas designadas, onde se reunirão para dar continuidade às negociações. 

O advogado do Clã do Golfo, que negocia com o governo do Catar, disse à Blu Radio nesta quinta-feira que cerca de 500 "combatentes" do grupo, que conta com quase 10.000 membros, serão enviados para essas regiões em troca de "garantias de segurança jurídica e pessoal".

Na semana passada, o governo solicitou à Procuradoria a revogação dos mandados de prisão contra o líder do clã, vulgo "Chiquito Malo", e outros 28 membros, para que pudessem viajar para as áreas designadas ao grupo no norte do país. 

Mas a Procuradoria recusou o pedido, em meio a relatos da imprensa sobre o descontentamento dos Estados Unidos com a solicitação, visto que o chefão do narcotráfico é procurado pelas autoridades americanas.

Petro afirmou na quarta-feira que aqueles com pedido de extradição não terão permissão para entrar nessas zonas especiais.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

das/lv/mar/aa-jc

Tópicos relacionados:

colombia conflito guerrilha paz

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay