Internacional

Preso político morre sob custódia do Estado na Venezuela

Publicidade
Carregando...

Um preso político morreu sob custódia do Estado venezuelano, confirmou no domingo (10) a ONG Foro Penal, no 20º caso de uma pessoa detida por razões políticas que faleceu nas prisões do país desde 2014. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O corpo do ex-vereador José Manuel García Sabino foi encontrado por agentes dentro das celas da Polícia Municipal de Anaco, no estado de Anzoátegui, a 400 quilômetros de Caracas. Não há informações oficiais das autoridades policiais ou do Ministério Público sobre as causas do falecimento.

García Sabino "havia denunciado atos de corrupção na prefeitura", afirmou o ex-promotor Zair Mundaray, que está no exílio. Ele classificou a detenção do ex-vereador como "claramente política". 

"O corpo foi encontrado hoje, 10 de maio de 2026, e posteriormente trasladado ao Serviço Nacional de Medicina e Ciências Forenses em Barcelona, município Simón Bolívar do estado de Anzoátegui, com a finalidade de determinar oficialmente a causa da morte, o que até o momento não foi informado de maneira oficial", afirmou a coordenadora regional da Foro Penal.

O caso do ex-vereador García Sabino foi revelado dois dias após as autoridades terem admitido o falecimento de Víctor Quero Navas, nove meses após o ocorrido. A família não foi informada sobre o local de detenção de Navas.

Segundo a contagem da ONG Foro Penal, a Venezuela tinha 454 presos políticos no final de abril. 

Após a captura de Nicolás Maduro, em janeiro, por forças americanas, a presidente interina, Delcy Rodríguez, promoveu uma lei de anistia para a libertação de presos políticos.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

afc/pgf/lb/fp

Tópicos relacionados:

direitos policia prisao prisioneiros venezuela

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay