Internacional

Autoridades mexicanas procuram dois barcos desaparecidos que transportavam ajuda a Cuba

Publicidade
Carregando...

As autoridades mexicanas continuaram, nesta sexta-feira (27), as buscas por dois veleiros desaparecidos com nove tripulantes de diversas nacionalidades que transportavam ajuda humanitária para Cuba, informaram os organizadores do comboio. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs um embargo de petróleo a Cuba em janeiro, agravando a crise energética e econômica da ilha caribenha. 

A Marinha mexicana informou na quinta-feira que havia iniciado uma operação para localizar as duas embarcações desaparecidas, que transportavam alimentos e outros suprimentos para Cuba. 

Elas partiram na sexta-feira passada de Isla Mujeres (no estado mexicano de Quintana Roo, no sudeste do país) e deveriam chegar a Havana entre terça e quarta-feira desta semana, segundo informações da Marinha. 

"As autoridades mexicanas ativaram o protocolo de busca e resgate para dois veleiros que seguiam para Havana como parte do comboio e ainda não chegaram", disse um porta-voz do comboio Nuestra América à AFP nesta sexta-feira. 

"Os capitães e as tripulações são navegadores experientes, e ambas as embarcações estão equipadas com sistemas de segurança e sinalização adequados", acrescentou o porta-voz, afirmando que "permanecem confiantes na capacidade das tripulações de chegar a Havana em segurança". 

"Com base na velocidade das embarcações relatada às autoridades marítimas cubanas, a previsão de chegada a Havana é entre a noite de sexta-feira, 27 de março, e o meio-dia de sábado, 28 de março", explicou o porta-voz. 

A Marinha mexicana indicou na quinta-feira que até o momento não recebeu "comunicação ou confirmação da chegada" das embarcações à ilha, portanto acionou os comandos navais da região e seus postos de busca e resgate.

- Profunda crise em Cuba -

A Marinha mexicana não especificou as identidades ou nacionalidades dos tripulantes, mas informou que mantém comunicação com agências e centros de resgate na Polônia, França, Cuba e Estados Unidos. 

Acrescentou que também está em contato "com missões diplomáticas dos países de origem das pessoas a bordo" para cooperar e trocar informações em tempo real. 

As buscas incluem aeronaves Persuader ao longo da rota estimada entre Isla Mujeres e Havana, levando em consideração o trajeto planejado, possíveis mudanças de direção e as condições meteorológicas, explicou a Marinha. 

A instituição também fez um apelo à comunidade marítima civil e comercial do Caribe e do Golfo do México para que informe "imediatamente" à autoridade naval mais próxima qualquer informação ou avistamento dos veleiros.

Cuba enfrenta uma profunda crise agravada pela suspensão do fornecimento de petróleo da Venezuela após a captura do presidente deposto, Nicolás Maduro, em uma operação das forças dos EUA em 3 de janeiro. 

A ONU está em negociações com Washington para permitir a entrada de combustível para fins humanitários. 

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, impôs medidas emergenciais para conservar combustível, incluindo um rigoroso racionamento.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

jla/cjc/meb/dbh/aa/jc

Tópicos relacionados:

acidente cuba energia eua mexico

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay