Internacional

MP mexicano denuncia contaminação do local onde estava 'El Mencho'

Publicidade
Carregando...

O Ministério Público do México indicou que o local onde estava Nemesio Oseguera, "El Mencho", líder do Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG), não pôde ser resguardado pelas autoridades imediatamente após a operação que resultou em sua morte, razão pela qual a cena acabou contaminada.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Oseguera morreu em 22 de fevereiro após uma operação realizada por autoridades federais em Tapalpa, no estado de Jalisco, no oeste do país, o que provocou bloqueios de estradas e cenas de violência em várias partes do país.

Posteriormente, diversos meios de comunicação publicaram imagens do interior da cabana onde o chefe do cartel se escondia, que incluíam, por exemplo, seus objetos pessoais e folhas de pagamento a diversas corporações policiais e a sicários.

O MP denunciou nesta segunda-feira que, após a operação, diversas pessoas entraram no imóvel sem estarem autorizadas a fazê-lo, "o que alterou e contaminou a cena".

"Em consequência, este Ministério Público não pode determinar se os objetos ou indícios que publicamente se afirmou terem sido encontrados nesses imóveis efetivamente estavam ali", afirmou, sem especificar os itens.

Acrescentou que "não é possível estabelecer se os elementos encontrados foram preservados conforme os protocolos legais".

Ao ser conhecida a morte de Oseguera, o CJNG respondeu com ações violentas como a queima de estabelecimentos comerciais e bloqueios de estradas em 20 dos 32 estados do país.

A operação e os confrontos armados posteriores entre forças de segurança e criminosos deixaram mais de 70 mortos.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

yug/nn/am

Tópicos relacionados:

justica mexico narcotrafico

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay