Coreia do Sul pede retomada de diálogo com o Norte
compartilhe
SIGA
O presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, pediu, neste domingo (1º), que seja retomado o diálogo com a Coreia do Norte, depois que Pyongyang rejeitou na semana passada a possibilidade de retomar a via diplomática com seu vizinho.
Desde que assumiu o cargo, em junho, o presidente vem tentado recompor os laços com o Norte, país dotado de armas nucleares.
"Como meu governo deixou claro em reiteradas ocasiões, respeitamos o sistema do Norte e não participaremos de nenhum tipo de ato hostil", disse Lee em um discurso.
"Também vamos continuar com nossos esforços para retomar o diálogo com o Norte", acrescentou.
O líder norte-coreano, Kim Jong Un, frustrou, na semana passada, as expectativas diplomáticas de Seul, ao descrever as aproximações como "uma farsa malfeita e enganosa, e uma obra de má qualidade".
Ao discursar durante o congresso do partido em Pyongyang, Kim afirmou que seu país "não tem absolutamente nada a tratar com a Coreia do Sul".
Mas também disse que o Norte poderia "se dar bem" com os Estados Unidos se Washington reconhecer sua condição de potência nuclear.
Também tem sido especulado se o presidente americano, Donald Trump, tentará se reunir com Kim durante suas viagens previstas à China. O republicano disse no ano passado que estava "totalmente" aberto a uma reunião.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
kjk/lb/cr/mvl/mvv