Internacional

EUA revoga norma que restringia emissões de centrais elétricas

Publicidade
Carregando...

O governo dos Estados Unidos revogou, nesta sexta-feira (20), uma norma que estabelecia restrições às centrais elétricas de carvão e óleo combustível promulgada pelo ex-presidente Joe Biden, com o objetivo de restabelecer "o domínio energético americano".

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) afirmou que a revogação de uma disposição de 2024 do governo democrata sobre as normas de mercúrio e tóxicos atmosféricos vai proteger a saúde pública sem comprometer a prosperidade. 

Grupos ambientalistas, no entanto, apontaram que a mudança aumenta os riscos de doenças cardíacas e pulmonares, câncer e morte prematura.

Aprovada em 2024, a norma visava a combater as mudanças climáticas e proteger a saúde pública, e limitava a poluição por carbono e as emissões de metais tóxicos e mercúrio das centrais elétricas.

Essa disposição "impôs custos maciços e burocracia" à indústria do carvão, destacou hoje a EPA. "As regulações do governo Biden-Harris contra o carvão buscavam eliminar totalmente esse setor vital da nossa economia energética", declarou o diretor da agência, Lee Zeldin. "Podemos impulsionar a economia, melhorar a energia de base e proteger a saúde humana e o meio ambiente ao mesmo tempo."

O Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC, na sigla em inglês), por sua vez, afirmou que a medida "faz parte de um esforço do governo Trump para enfraquecer ou eliminar as proteções ambientais e de saúde pública fundamentais".

"A indústria do carvão está em declínio, e desmantelar as proteções para se obter um ar limpo não vai recuperá-la", pontuou John Walke, advogado do NRDC. "Causará apenas mais crises de asma, mais problemas cardíacos e mais mortes prematuras, principalmente em comunidades que vivem perto das centrais de carvão."

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

jmb/msp/dg/dga/lb/rpr

Tópicos relacionados:

ambiente carvao eua meio

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay