Casal britânico detido no Irã foi condenado a 10 anos de prisão, denuncia família
compartilhe
SIGA
Um casal britânico detido no Irã desde janeiro de 2025 foi condenado a 10 anos de prisão por espionagem em um julgamento relâmpago, denunciou nesta quinta-feira (19) a família, uma decisão que o governo de Londres considerou "injustificável".
Lindsay e Craig Foreman, ambos de 52 anos, estavam dando a volta ao mundo de moto quando foram capturados no centro da República Islâmica. Eles sempre negaram as acusações apresentadas por Teerã de que seriam espiões.
"Meus pais foram condenados a 10 anos de prisão após um julgamento que durou apenas três horas e no qual não receberam permissão para apresentar sua defesa", afirmou em um comunicado seu filho, Joe Bennett. Ele destacou que a família está "profundamente preocupada".
A ministra britânica das Relações Exteriores, Yvette Cooper, afirmou que a condenação é "absolutamente ultrajante e totalmente injustificável".
"Vamos acompanhar este caso sem descanso ante o governo iraniano até que Craig e Lindsay Foreman sejam devolvidos sãos e salvos ao Reino Unido e se reúnam com sua família", afirmou a ministra em um comunicado.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
jj/cn/clr/arm/mas/fp