Internacional

Coreia do Norte apresenta novo lança-foguetes com capacidade nuclear

Publicidade
Carregando...

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, supervisionou a apresentação oficial de um lançador múltiplo de foguetes capaz de disparar ogivas nucleares em direção ao Sul, informou a imprensa estatal nesta quinta-feira (19, noite de quarta no Brasil).

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Em cerimônia realizada na quarta-feira, Kim fez um discurso no qual promoveu o novo sistema de lançamento múltiplo de foguetes de 600 milímetros como único no mundo.

Kim afirmou que ele é "apropriado para um ataque especial, isto é, para cumprir uma missão estratégica", segundo a agência estatal de notícias KCNA, que recorreu a um eufemismo habitual para se referir ao uso nuclear.

O líder norte-coreano insistiu que o sistema de armas se destinava ao uso como "dissuasão" contra inimigos que não nomeou.

"Quando esta arma for realmente utilizada, nenhuma força poderá esperar a proteção de Deus", declarou Kim, de acordo com a KCNA. "É realmente uma arma maravilhosa."

Pyongyang intensificou seus testes de mísseis nos últimos anos. Quando Kim visitou no mês passado a fábrica onde são produzidos foguetes, autoridades e analistas sul-coreanos disseram que eles poderiam ser usados contra o país, já que a Coreia do Sul continua sendo o principal adversário do Norte.

De fato, a Coreia do Norte afirmou no mês passado ter abatido um drone de vigilância, incidente que ameaçou prejudicar os esforços do presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, para estreitar laços com o país vizinho.

A respeito disso, Kim Yo Jong, a influente irmã do líder norte-coreano, disse nesta quinta que "valorizava enormemente" a promessa do Sul de impedir que incursões desse tipo se repetissem.

Analistas apontam que essa campanha armamentista tem como objetivo melhorar as capacidades de ataque de precisão, desafiar tanto os Estados Unidos quanto a Coreia do Sul e testar armas antes de potencialmente exportá-las para a Rússia.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

dw/msp/lov/dga/ic/am

Tópicos relacionados:

armamento defesa misseis ncorea politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay