Morre Leila Shahid, ex-representante palestina na UE e na França
compartilhe
SIGA
A diplomata Leila Shahid, ex-representante palestina na União Europeia e na França, morreu nesta quarta-feira (18), confirmou sua irmã Zeina à AFP, corroborando uma reportagem do jornal Le Monde.
"Sim, ela morreu hoje", disse Zeina, sem especificar as circunstâncias da morte.
Segundo o Le Monde, Shahid, de 76 anos, que vinha sofrendo de uma grave doença há vários anos, cometeu suicídio em sua casa em Lecques (Gard), no sul da França.
Shahid atuou como delegada-geral da Autoridade Palestina na França de 1994 a 2005, antes de ocupar o mesmo cargo em Bruxelas na década seguinte.
A atual embaixadora da Palestina na França, Hala Abu Hasira, prestou homenagem a "uma embaixadora icônica" na rede X, lamentando "uma imensa perda para a Palestina e para o mundo que acredita na justiça".
Nascida no Líbano em 1949, Leila Shahid foi a primeira mulher a representar no exterior a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), então liderada por Yasser Arafat.
Ela iniciou sua carreira na Irlanda em 1989 e, no ano seguinte, acumulou essa função com a de representante nos Países Baixos, onde se estabeleceu.
Foi uma das primeiras palestinas a estabelecer contato com israelenses favoráveis à paz.
Shahid concluiu o ensino médio no Líbano e posteriormente obteve um diploma em Antropologia pela Universidade Americana de Beirute. Ela foi casada com um escritor marroquino.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Dt-tll/mab/pc/mb/aa