Internacional

UE boicotará abertura dos Jogos Paralímpicos devido à presença da Rússia

Publicidade
Carregando...

O comissário da União Europeia (UE) para a Juventude e o Esporte, Glenn Micallef, anunciou nesta quarta-feira (18) que não comparecerá à cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Milão-Cortina, em 6 de março, após os atletas da Rússia e de Belarus terem sido autorizados a competir sob suas bandeiras nacionais. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

"Enquanto a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia continuar, não posso apoiar o restabelecimento de símbolos nacionais, bandeiras, hinos e uniformes, que são indissociáveis deste conflito", publicou o político maltês nas redes sociais, considerando "inaceitável" que os atletas de ambos os países tenham sido convidados sem terem passado por provas classificatórias. 

Na terça-feira, um representante do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), Craig Spence, disse à AFP que os russos e os bielorrussos estariam presentes nos Jogos Paralímpicos na Itália com os seus símbolos nacionais, ao contrário dos Jogos Olímpicos atuais, onde competem sob bandeira neutra e após cumprirem uma série de condições. 

O CPI concedeu seis convites à Rússia e quatro a Belarus. Essa decisão foi considerada "decepcionante e ultrajante" nesta quarta-feira pelo ministro dos Esportes da Ucrânia, Matvii Bidny, na rede social X.

"Na Rússia, o esporte paralímpico tornou-se um pilar para as pessoas que Putin enviou à Ucrânia para matar, e que retornaram da Ucrânia feridas e com deficiências", acrescentou o ministro. "Dar-lhes uma plataforma significa dar voz à propaganda de guerra", denunciou. 

O presidente do Comitê Paralímpico Ucraniano, Valery Sushkevich, disse à AFP na terça-feira que estava "indignado" com a notícia, mas rejeitou um boicote porque acredita que Vladimir Putin poderia interpretá-lo como uma vitória russa sobre os paralímpicos ucranianos. 

A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Milão-Cortina acontecerá em 6 de março; o evento será encerrado no dia 15 do mesmo mês. 

A decisão do CPI em relação à Rússia e a Belarus representa um passo significativo rumo à reintegração esportiva de ambos os países, que estão banidos do cenário esportivo internacional desde a invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, que contou com o apoio de Belaus.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

del-fpo/dr/avl/aa/fp

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay