Internacional

Gabão suspende redes sociais 'até novo aviso' por atentarem contra a 'estabilidade'

Publicidade
Carregando...

A HAC, máxima autoridade de comunicação do Gabão anunciou nesta terça-feira(17) a suspensão “até novo aviso” das redes sociais no país africano, culpando seus conteúdos por incentivar conflitos sociais e desestabilizar as instituições. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Menos de um ano após sua eleição, o presidente Brice Oligui Nguema enfrenta sua primeira onda de distúrbios, com professores em greve e outros funcionários públicos ameaçando parar de trabalhar. 

Os professores começaram a se manifestar em dezembro por questões salariais e trabalhistas, e desde então os protestos com reivindicações semelhantes se estenderam a outros setores, como saúde, ensino superior e radiodifusão. 

Em um comunicado lido na noite desta terça-feira no canal de televisão pública Gabon 1ère, o porta-voz da HAC, Jean-Claude Mendome, anunciou “a suspensão imediata das redes sociais no território gabonês até novo aviso”, sem especificar as plataformas afetadas. 

Segundo afirmou, os conteúdos poderiam desencadear conflitos na sociedade ou atentar contra as instituições do país da África Central. 

A HAC “constata a disseminação (...) de conteúdos inapropriados, difamatórios, odiosos, injuriosos e que atentam contra a dignidade humana, os bons costumes, a honra dos cidadãos, a coesão social, a estabilidade das instituições da República e a segurança nacional”, enumerou o porta-voz. 

Em seu comunicado, a reguladora também manifestou preocupação com “a propagação de informação falsa” e lamentou a “indiferença” das plataformas e “a falta de uma vontade real de moderar os conteúdos ilícitos”.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

lnf/lgo/ms/arm/cjc/jc

Tópicos relacionados:

internet politica tecnologia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay