Internacional

Netanyahu pede desmonte da capacidade de enriquecimento de urânio do Irã

Publicidade
Carregando...

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu neste domingo (15) o desmantelamento da capacidade de enriquecimento de urânio do Irã, em um discurso em Jerusalém, antes das negociações desta semana entre os Estados Unidos e Teerã sobre o programa nuclear.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Em suas declarações perante a Conferência de Presidentes de Organizações Judaicas Americanas, Netanyahu afirmou que qualquer acordo entre os Estados Unidos e o Irã deve incluir várias condições e que a primeira é que “todo o material enriquecido deve sair do Irã”, e a segunda é que o país não deve manter nenhuma capacidade de enriquecimento, o que implica “desmantelar os equipamentos e a infraestrutura que permitem o enriquecimento de urânio”.

Netanyahu reiterou que a questão dos mísseis balísticos deve ser resolvida. Afirmou que insistiu nessas condições durante sua reunião com o presidente Donald Trump e defendeu que o programa nuclear do Irã seja submetido a supervisões rigorosas.

“Tem que haver inspeções reais, inspeções substantivas, sem prazos de antecedência, mas inspeções efetivas para tudo isso”, declarou.

Os Estados Unidos e o Irã retomaram as conversas sobre o programa nuclear em 6 de fevereiro, em Mascate, capital de Omã, meses depois de uma tentativa anterior de diálogo ter falhado quando Israel iniciou uma guerra sem precedentes contra a república islâmica em junho do ano passado. O conflito se estendeu por 12 dias, e os Estados Unidos participaram dos bombardeios.

O primeiro ciclo de conversas em fevereiro foi marcado por ameaças dos Estados Unidos ao Irã de uma ação militar, o que incluiu o envio de porta-aviões à região, primeiro como resposta à sangrenta repressão contra o movimento de protesto em janeiro e, depois, para pressionar Teerã a fim de alcançar um acordo.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, viajou neste domingo à Suíça para um segundo ciclo de conversas sobre o programa nuclear iraniano com os Estados Unidos.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

jd/dcp/an/mb/ic

Tópicos relacionados:

diplomacia eua ira israel nuclear

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay