Internacional

Irã liberta dois líderes reformistas detidos após protestos

Publicidade
Carregando...

Dois líderes do setor reformista do Irã que haviam sido detidos após as manifestações contrárias ao governo de janeiro foram libertados na quinta-feira (12), informou a imprensa iraniana.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O campo reformista apoiou o presidente Masoud Pezeshkian durante a campanha eleitoral de 2024, mas várias de suas lideranças se distanciaram do governo e respaldaram os protestos, iniciados em dezembro para criticar o custo de vida, mas que se propagaram por todo o país contra o sistema teocrático da República Islâmica. 

O porta-voz da Frente Reformista, a principal coalizão desta corrente política, Javad Emam, havia sido detido no domingo. Em 2009, ele foi um dos diretores da campanha de Mir Hosein Mousavi, líder opositor e ex-primeiro-ministro, que está em prisão domiciliar desde 2011.

A detenção de Emam ocorreu após as de outras três personalidades do campo reformista, incluindo a de Ebrahim Asgharzadeh, ex-membro do Parlamento.

Emam e Asgharzadeh "foram libertados há alguns minutos, após o pagamento de fiança", afirmou o advogado de ambos, Hojjat Kermani, à agência Isna, segundo o jornal Etemad. 

Azar Mansouri, líder desde 2023 da Frente Reformista e ex-assessora do ex-presidente reformista Mohammad Khatami (1997-2005), permanece detida. 

O advogado de Mansouri afirmou, no entanto, que a libertação pode acontecer "nos próximos dias, após a anulação de sua ordem de detenção".

As lideranças do grupo reformista haviam sido acusadas de "atentar contra a unidade nacional" e de "coordenação com a propaganda inimiga", segundo a agência Fars.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

bur/phs/arm/ahg/fp

Tópicos relacionados:

ira manifestacao politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay