Conselho de transição do Haiti entrega o poder ao premiê Fils-Aimé
compartilhe
SIGA
O conselho de transição do Haiti, que governou o país caribenho durante quase dois anos, entregou neste sábado (7) o poder ao primeiro-ministro apoiado pelos Estados Unidos, Alix Didier Fils-Aimé, após não conseguir conter a violência do crime organizado.
A transferência de poder entre o Conselho Presidencial de Transição (CPT), criado em abril de 2024 para devolver a estabilidade, e o dirigente haitiano de 54 anos esteve marcada por um importante dispositivo de segurança diante de um contexto político particularmente tenso.
"O lema é claro: segurança, diálogo político, eleições, estabilidade. Senhor primeiro-ministro, neste momento histórico, sei que o senhor compreende a magnitude da responsabilidade que assume perante a Nação. Mantenha o foco nas prioridades do país", declarou neste sábado Laurent Saint-Cyr, presidente do CPT, ao se dirigir a Fils-Aimé.
Com a dissolução do CPT, Fils-Aimé, que já era primeiro-ministro, passa a ser a única figura do Poder Executivo do país. Ele terá a difícil missão de lidar com uma classe política bastante dividida para organizar eleições.
O país mais pobre das Américas não realiza eleições desde 2016 e está sem presidente desde o assassinato de Jovenel Moïse, em julho de 2021.
O Haiti sofre há muitos anos com a violência de grupos do crime organizado, que cometem assassinatos, violência sexual, saques e sequestros. Segundo a ONU, as gangues armadas controlam 90% da capital Porto Príncipe, e mataram quase 6 mil pessoas em 2025.
Diante do temor de um vácuo institucional, os Estados Unidos, que enviaram esta semana três navios militares ao Haiti, ofereceram abertamente o seu apoio a Fils-Aimé.
No final de janeiro, o secretário de Estado americano Marco Rubio frisou "a importância de que [Fils-Aimé] se mantenha no cargo de primeiro-ministro do Haiti para combater os grupos terroristas e estabilizar a ilha".
Dias depois, o Departamento de Estado sancionou dois integrantes do CPT e um ministro, acusados de oferecerem apoio ao crime organizado.
Há semanas, a polícia haitiana realiza uma vasta ofensiva contra as gangues no centro de Porto Príncipe, que permitiu capturar um de seus membros mais conhecidos, Jimmy Cherizier, vulgo "Barbecue".
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
jds-pno/sst/ad/cr/rpr