Internacional

Meloni e Vance celebram 'valores comuns'

Publicidade
Carregando...

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o vice-presidente americano, JD Vance, destacaram seus “valores comuns” nesta sexta-feira(6), dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, enquanto centenas de pessoas se manifestavam na cidade da Lombardia. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

“Da última vez que te vi em Roma foi pela eleição do novo papa [em maio]. Hoje nos encontramos para os Jogos Olímpicos. São dois eventos que testemunham os valores que unem Itália e Estados Unidos, Europa e Estados Unidos, à civilização ocidental”, disse Meloni, considerada ideologicamente próxima do presidente americano, Donald Trump. 

Em seu encontro com a primeira-ministra italiana, Vance elogiou “o espírito dos Jogos Olímpicos, a amizade e a competição, baseada em regras e na reunião em torno de valores comuns”. 

A presença de agentes da polícia de imigração americana (ICE, na sigla em inglês) como parte da segurança da delegação dos Estados Unidos nestes Jogos Olímpicos suscitou uma onda de indignação na Itália. 

As operações do ICE desencadearam manifestações de grande impacto em várias cidades dos EUA, especialmente depois de seus agentes terem matado dois cidadãos americanos em Minneapolis. 

Centenas de estudantes do ensino médio e universitários de Milão se reuniram nesta sexta-feira para protestar contra o ICE. 

“Tudo isso é inaceitável para nós”, afirmou à AFP Leonardo Schiavi, um manifestante, em referência à visita de Vance e à presença na Itália de agentes do ICE. 

Outro manifestante, Giacomo Calvi, declarou que protestava contra “a polícia anti-imigração americana, que comete todo tipo de atos de violência nos Estados Unidos”. 

O governo italiano afirmou que os agentes do ICE não terão nenhum papel operacional em seu território. 

Os agentes deslocados para a Itália pertencem a uma subdivisão de segurança interna (HSI), diferente da divisão acusada de violência nos Estados Unidos.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

bur-ljm/glr/dr/avl/jc/fp

Tópicos relacionados:

2026 cortina diplomacia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay