Internacional

Sheinbaum promete que México será 'solidário' com Cuba

Publicidade
Carregando...

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, afirmou nesta terça-feira (27) que "o México vai continuar sendo solidário" com Cuba, após reportagens da imprensa indicarem que seu governo decidiu suspender os envios de petróleo à ilha.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) mantinha os envios de hidrocarbonetos a Cuba, que atravessa uma profunda crise energética, em meio a fortes pressões dos Estados Unidos para impedir a chegada desse e de outros recursos à ilha.

Sheinbaum evitou confirmar ou desmentir a versão divulgada por alguns veículos de comunicação e analistas sobre a suspensão do fornecimento de petróleo, mas assegurou que "o México vai continuar sendo solidário" com Cuba.

"A decisão do México de vender ou doar, por razões humanitárias, petróleo a Cuba também tem a ver com uma decisão soberana que vem sendo tomada há muitos anos", respondeu a presidente de esquerda a perguntas de jornalistas sobre supostas pressões de Washington para suspender os envios.

A Pemex se recusou a confirmar à AFP se suspendeu as entregas de hidrocarbonetos a Cuba.

O país caribenho enfrenta dificuldades após a suspensão do fornecimento de petróleo venezuelano e diante das ameaças dos Estados Unidos.

Recentemente, o presidente Donald Trump advertiu na plataforma Truth Social: "Não haverá mais petróleo nem dinheiro para Cuba".

O México enfrenta ameaças tarifárias de Trump desde seu retorno à Casa Branca em janeiro de 2025 e agora terá de lidar com a revisão do acordo de livre comércio da América do Norte (T-MEC), que integra com Canadá e Estados Unidos.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

ai/jla/mr/lm

Tópicos relacionados:

cuba diplomacia mexico

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay