Internacional

UNRWA afirma que sua sede de Jerusalém Oriental, já parcialmente demolida, pegou fogo

Publicidade
Carregando...

A agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA) informou neste domingo (25) que sua sede em Jerusalém Oriental, já parcialmente demolida, foi incendiada.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A UNRWA não forneceu detalhes sobre a causa do incêndio em suas instalações, que as autoridades israelenses começaram a demolir na terça-feira, um ano depois de proibirem essa organização da ONU de operar no país.

“Após ser invadida e demolida pelas autoridades israelenses, a sede da UNRWA na Jerusalém Oriental ocupada foi incendiada”, disse a agência da ONU em um comunicado.

A ONU havia condenado o início da demolição, na semana passada, e neste domingo a agência afirmou que as propriedades continuam protegidas pelos privilégios e imunidades da ONU.

Israel acusou repetidas vezes a UNRWA de ser usada por militantes do Hamas e alega que alguns de seus funcionários participaram do ataque do movimento islamista palestino em Israel em 7 de outubro de 2023.

Várias investigações, incluindo uma liderada pela ex-ministra das Relações Exteriores da França Catherine Colonna, encontraram alguns “problemas relacionados à neutralidade” na UNRWA, mas ressaltaram que Israel não forneceu provas conclusivas.

Na terça-feira, a chancelaria israelense afirmou em uma nota que “o recinto não goza de qualquer tipo de imunidade, e seu confisco pelas autoridades israelenses foi realizado de acordo com a legislação israelense e a legislação internacional”.

Roland Friedrich, diretor da UNRWA na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, denunciou na terça-feira um “ataque sem precedentes”.

Criada em 1949, a UNRWA administra centros de saúde e escolas destinados aos refugiados palestinos nos Territórios Palestinos, Líbano, Síria e Jordânia.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

bur-smw/gv/fio/liu/ahg/cjc/ic

Tópicos relacionados:

conflito incendio israel onu palestinos refugiados

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay