Internacional

Enviados dos EUA pressionam Netanyahu a reabrir passagem de Rafah para Gaza

Publicidade
Carregando...

Os enviados americanos Jared Kushner e Steve Witkoff instaram o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a reabrir a passagem fronteiriça de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egito, durante conversas em Jerusalém, informaram meios de comunicação israelenses neste domingo (25). 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Ali Shaath, recém-nomeado administrador de Gaza no âmbito do plano do presidente americano Donald Trump para pôr fim à guerra definitivamente, declarou na quinta-feira que Rafah seria reaberta “em ambas as direções” na próxima semana. 

A reabertura de Rafah, um ponto de entrada crucial para a ajuda humanitária a Gaza, está prevista no âmbito do acordo de cessar-fogo vigente desde 10 de outubro. No entanto, permanece fechada. 

O site de notícias israelense Ynet, citando um funcionário israelense sob anonimato, informou que Witkoff pressionou Netanyahu durante a reunião de sábado para reabrir Rafah sem esperar que o Hamas devolvesse o corpo de Ran Gvili, o último refém israelense mantido em Gaza. 

Segundo o funcionário, Witkoff também levantou a possibilidade de a Turquia desempenhar um papel no futuro de Gaza. 

“Witkoff tem pressionado para que nosso maior rival, a Turquia, chegue à nossa fronteira (...), o que constituiria uma verdadeira ameaça à nossa segurança”, declarou o funcionário, segundo o Ynet. 

Esse funcionário também acusou Witkoff de ter “se tornado um lobista dos interesses do Catar”, segundo a mesma fonte. 

Questionada sobre essas informações, a porta-voz de Netanyahu, Shosh Bedrosian, disse que as verificaria. 

Netanyahu tem rejeitado reiteradamente qualquer envolvimento turco na situação do pós-guerra em Gaza, apesar do convite de Donald Trump ao presidente Recep Tayyip Erdogan para se unir ao seu “Conselho de Paz”.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

d-cab/hme/mb/jvb/jc/aa

Tópicos relacionados:

conflito diplomacia israel palestinos

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay