Internacional

EUA sanciona 'frota fantasma' do Irã por repressão a protestos

Publicidade
Carregando...

Os Estados Unidos anunciaram, nesta sexta-feira (23), sanções contra a "frota fantasma" do Irã que, segundo afirmam, dá suporte às exportações de petróleo do país, em meio à pressão de Washington diante da repressão de Teerã contra manifestantes.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O Departamento do Tesouro sancionou nove embarcações e seus respectivos proprietários e empresas gestoras que, de acordo com autoridades americanas, "transportaram em conjunto petróleo e derivados iranianos no valor de centenas de milhões de dólares para mercados externos".

O departamento apontou que as receitas dessas vendas são desviadas para financiar grupos "terroristas regionais, programas de armamentos e serviços de segurança".

Um grupo de direitos humanos sediado nos Estados Unidos afirmou ter confirmado a morte de mais de 5 mil pessoas durante a repressão aos protestos que abalaram o Irã, acrescentando que a maioria era de manifestantes mortos pelas forças de segurança.

Os protestos começaram no fim de dezembro e sacudiram a liderança clerical do Irã. Porém, o movimento perdeu força perante a repressão do governo, que também ordenou um apagão de internet sem precedentes.

As ONGs que monitoram a repressão disseram que seu trabalho foi dificultado pelo corte da internet, que já dura duas semanas, e alertaram que os números confirmados pelo governo provavelmente estão muito aquém do saldo real.

Algumas das empresas sancionadas nesta sexta-feira por Washington têm sede nos Emirados Árabes Unidos, na Índia e em Omã.

"As sanções de hoje miram um componente crucial de como o Irã gera os recursos que utiliza para reprimir seu próprio povo", disse o secretário do Tesouro, Scott Bessent, em comunicado.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

bys/md/mr/dga/ic/am

Tópicos relacionados:

direitos eu iran manifestacao protests

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay