Internacional

Justiça do Peru investiga presidente por reuniões com empresário chinês

Publicidade
Carregando...

O procurador-geral do Peru confirmou nesta segunda-feira (19) que iniciou uma investigação preliminar sobre o presidente interino do país, José Jerí, por suspeita de tráfico de influência, após ele se reunir com um empresário chinês sem informar oficialmente seus colaboradores.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

"Iniciamos diligências preliminares contra o presidente, pelo suposto crime de tráfico de influência e patrocínio ilegal de interesses", informou Tomás Gálvez ao site jornalístico La Pista Clave, acrescentando que a investigação começou na última quinta-feira.

Jerí goza de imunidade durante seu mandato e pode ser investigado apenas de forma preliminar, segundo uma decisão de agosto do Tribunal Constitucional. Ele deixará o poder no fim de julho.

O presidente do Congresso, Fernando Rospigliosi, descartou uma destituição do presidente interino por esse caso. "Se alguém encontrar alguma ilegalidade, que o processem a partir de 29 de julho. Não está muito longe", declarou.

Jerí assumiu o cargo em 10 de outubro, para substituir Dina Boluarte, destituída em um julgamento político em meio a protestos em massa contra uma onda sem precedentes de extorsões e assassinatos encomendados.

A Comissão de Fiscalização do parlamento vai convocar Jerí em 3 de fevereiro, para ouvir sua versão, informou o líder do Congresso.

Segundo a imprensa, em 26 de dezembro Jerí se reuniu em um restaurante com um empresário chinês identificado como Zhihua Yang, que faz negócios com o governo. O presidente chegou ao encontro com a cabeça coberta.

A reunião levantou suspeitas, em um país onde a corrupção nos altos escalões do poder levou à prisão de quatro ex-presidentes na última década.

Em mensagem publicada nas redes sociais, Jerí pediu desculpas e confirmou que vai colaborar com as investigações.

Um segundo encontro aconteceu no último dia 6, em uma loja de Zhihua em Lima, segundo imagens de uma câmera de segurança divulgadas ontem pelo programa de TV Cuarto Poder.

O Peru realizará eleições gerais em abril.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

cm/ljc/val/lb

Tópicos relacionados:

china corrupcao governo peru politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay