Internacional

Pentágono reformará jornal militar histórico considerado 'woke'

Publicidade
Carregando...

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou que irá reformar o histórico jornal militar Stars and Stripes, uma publicação financiada pelo Pentágono, mas com independência editorial, para afastá-lo de "distrações woke" (progressistas). 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O porta-voz do Pentágono, Sean Parnell, anunciou na quinta-feira, em sua conta no X, que o jornal retornará à sua "missão original: informar nossos combatentes". 

"Vamos modernizar seu funcionamento, reorientar seu conteúdo para nos afastarmos de distrações 'woke' que afetam a moral e adaptá-lo às necessidades de uma nova geração de militares", explicou o porta-voz. 

Este jornal, fundado durante a Guerra Civil em 1861, é uma verdadeira instituição nos Estados Unidos. Sua missão é informar os aproximadamente 1,4 milhão de militares americanos, especialmente aqueles destacados no exterior. 

Parnell indicou que o jornal deixará de publicar conteúdos de agências de notícias e se concentrará mais em tópicos estritamente militares. 

O The Washington Post informou esta semana que os candidatos a cargos no Stars and Stripes são questionados sobre como apoiariam as prioridades políticas do presidente Donald Trump, o que levanta preocupações sobre a futura independência editorial do jornal.

A direção do jornal militar afirmou que não está por trás dessa nova iniciativa e assegurou que "não pergunta sobre filiação política durante entrevistas de emprego", disse o editor-chefe Erik Slavin, em declarações à NBC News. 

A PEN America, organização que defende a liberdade de imprensa, denunciou uma tentativa de assumir o controle do jornal. 

Parnell indicou que o Pentágono planeja assumir um papel mais proeminente na publicação. 

"O Stars and Stripes tem um legado de orgulho em reportar notícias importantes para os nossos militares", disse o porta-voz. 

"O Departamento de Guerra está comprometido em garantir que o jornal continue refletindo esse legado de orgulho", acrescentou.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

bur-lga/mjw/meb/ahg/aa

Tópicos relacionados:

eua imprensa midia politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay