CRENÇAS POPULARES

Alho contra vampiros e mais: os usos místicos do bulbo pelo mundo

Muito antes da ciência, o alho já era usado em rituais de proteção no Egito Antigo e na Grécia; conheça as lendas e tradições fascinantes do alimento

Publicidade
Carregando...

Enquanto muitos buscam hoje os benefícios do alho para a saúde, seu poder já foi medido pela capacidade de afastar o mal. Muito antes da ciência moderna, civilizações como a do Egito Antigo e da Grécia já reverenciavam o bulbo por suas propriedades místicas e protetoras.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

No Egito Antigo, o alho era mais do que um tempero. Papiros médicos, como o famoso Papiro Ebers, revelam que ele era fornecido aos trabalhadores que construíam as pirâmides para aumentar a força e a resistência.

Acreditava-se também que ele protegia contra doenças e espíritos malignos, sendo usado como amuleto para garantir segurança tanto em vida quanto após a morte.

Leia Mais

Na Grécia Antiga, o alimento estava ligado à coragem e a proteção. Segundo uma pesquisa realizada pela BBC, os gregos antigos também deixavam alho nas encruzilhadas, como oferenda a Hécate, a deusa dos feitiços e protetora dos lares.

A famosa lenda dos vampiros

A associação mais famosa do alho é sua capacidade de afastar vampiros. Embora popularizada pelo romance “Drácula”, de Bram Stoker, a crença tem origem no folclore da Europa Oriental. A explicação mais simples é que o alimento serve de proteção contra elementos maléficos.

Essa tradição de pendurar tranças de alho em portas e janelas não se limitava aos vampiros. Em muitas culturas europeias, o hábito servia como um escudo geral contra uma variedade de ameaças sobrenaturais, incluindo bruxas, lobisomens e o mau-olhado.

Rituais que cruzam continentes

O uso místico do alho não se restringiu à Europa. Na medicina tradicional chinesa, por exemplo, o alimento é valorizado por suas propriedades de purificação, sendo usado para equilibrar energias e proteger o corpo contra influências negativas.

Seja em rituais antigos ou em lendas que sobrevivem até hoje, o alho carrega um legado que vai muito além da cozinha e de seus benefícios à saúde. Ele representa, nas crenças populares, proteção e força, provando que seu poder sempre foi tanto espiritual quanto nutricional.

Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

*Estagiária sob supervisão do editor João Renato Faria

Tópicos relacionados:

alho saude vampiros

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay