Internacional

Uganda bloqueia serviço de internet às vésperas das eleições gerais

Publicidade
Carregando...

O serviço de internet foi interrompido dois dias antes das eleições presidenciais e legislativas em Uganda, nas quais Yoweri Museveni, presidente há 40 anos, busca se manter no poder, informaram jornalistas da AFP em Kampala. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A Comissão de Comunicações de Uganda solicitou o desligamento da rede, que começou às 18h00 (12h00 no horário de Brasília) e durou por tempo indeterminado, para "mitigar a rápida disseminação de desinformação (...) online, fraude eleitoral e riscos relacionados". 

Dois jornalistas da AFP em Kampala perderam o acesso à internet e as chamadas internacionais pararam de ser completadas pouco depois do horário previsto. 

A organização de vigilância cibernética Netblocks relatou no X uma "interrupção nacional na conectividade da internet em Uganda". 

Uganda já havia bloqueado o serviço de internet durante as eleições presidenciais de 2021, vencidas por Museveni, agora com 81 anos. 

O desligamento da internet ocorreu poucas horas após o último comício do presidente Museveni, que reuniu milhares de pessoas nesta terça-feira (13).

Inúmeros repórteres estrangeiros, apesar de possuírem credenciamento do governo, também foram impedidos de acessar a manifestação, e vários foram ameaçados de prisão.

"Sua câmera não é bem-vinda", disse um membro das forças de segurança aos jornalistas após inspecionar suas credenciais e autorizações de imprensa. 

As eleições em Uganda ocorrem "em um clima marcado por repressão e intimidação generalizadas", afirmou o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos na sexta-feira.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

str-er/jf/ayv/ahg/mb/aa

Tópicos relacionados:

direitos eleicoes internet uganda

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay