Internacional

ATP reduz número de torneios obrigatórios para os melhores tenistas

Publicidade
Carregando...

A ATP, entidade que comanda o tênis profissional masculino, anunciou nesta quinta-feira (8) uma redução no número de torneios obrigatórios para os melhores jogadores, em resposta às frequentes reclamações sobre o calendário exigente. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A partir de 2026, os 30 tenistas com melhor posição no ranking da ATP no final da temporada anterior serão obrigados a disputar um mínimo de quatro torneios ATP 500, um a menos do que era exigido até agora, informou a organização em um comunicado. 

Além disso, jogadores que participarem de torneios Masters 1000 ou ATP 500 e se retirarem devido ao "nascimento ou adoção de um filho" não sofrerão a retirada dos pontos conquistados até aquele momento no torneio. 

A participação nos Masters 1000 (as segundas competições mais importantes depois dos quatro Grand Slams) e no ATP Finals, que reúne os oito melhores jogadores no final de cada ano, continua sendo obrigatória para os tenistas mais bem ranqueados. 

No geral, o ranking da ATP de um jogador será baseado nos resultados de 18 torneios por temporada, em vez dos 19 atuais.

Com esta medida, a ATP introduz alguma "flexibilidade no calendário" para as estrelas do circuito, algumas das quais têm criticado bastante o grande número de jogos que precisam disputar a cada ano, apesar de alguns participarem de lucrativos jogos de exibição fora dos torneios tradicionais. 

Outra mudança anunciada pela ATP é que o ranking que determinará os oito jogadores que participarão do ATP Finals será fechado uma semana antes, ao término do Masters 1000 de Paris, em 8 de novembro. 

A ATP também está estendendo o uso da revisão por vídeo para todos os torneios ATP 500 e, a partir de 2027, para os torneios ATP 250. 

A arbitragem eletrônica de linha também continuará sendo utilizada em todos os torneios, apesar das reclamações de alguns jogadores sobre sua confiabilidade, principalmente em quadras de saibro.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

dga/smr/mcd/mas/aam

Tópicos relacionados:

atp tenis

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay