Trump busca aumentar orçamento de Defesa em 50%, para US$ 1,5 trilhão, em 2027
compartilhe
SIGA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (7) que quer aumentar o orçamento de defesa do país em 50% no próximo ano, atingindo 1,5 trilhão de dólares (R$ 8,09 trilhões), a fim de enfrentar "tempos problemáticos e perigosos".
"Determinei que, para o bem do nosso país, especialmente nestes tempos tão problemáticos e perigosos, nosso orçamento militar para o ano de 2027 não deveria ser de 1 trilhão de dólares, mas de 1,5 trilhão de dólares", declarou Trump na plataforma Truth Social.
"Isto nos permitirá construir o 'Exército dos Sonhos' ao qual temos direito há muito tempo e, mais importante, nos manterá SEGUROS e PROTEGIDOS, independentemente do inimigo", afirmou o presidente.
Segundo ele, o aumento é possível graças às receitas provenientes das amplas tarifas que impôs desde que retornou à Casa Branca no início do ano passado.
Os Estados Unidos já são, de longe, o país com maior gasto militar do mundo, e um incremento para 1,5 trilhão de dólares colocaria o orçamento das forças armadas ainda mais à frente de seus principais rivais: China e Rússia.
O anúncio de Trump sobre o aumento do orçamento militar americano ocorre depois de os aliados da Otan terem se comprometido, no ano passado, a elevar seus gastos em defesa a 5% do PIB até 2035, em resposta à pressão do presidente americano.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
dk/jgc/gma/dga/ic/am