Internacional

Groenlândia pede 'respeito' após publicação de esposa de assessor de Trump

Publicidade
Carregando...

Dinamarca e Groenlândia pediram, neste domingo (4), "respeito" pela integridade territorial da Groenlândia, após a esposa de um assessor de Donald Trump compartilhar uma imagem desta ilha ártica dinamarquesa com as cores da bandeira dos Estados Unidos.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Katie Miller, esposa do vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Stephen Miller, publicou a foto no sábado (3) em sua conta no X, acompanhada de uma breve legenda em maiúsculas: "SOON" (em breve).

Desde sua volta à Casa Branca em janeiro, Trump afirmou repetidamente que os Estados Unidos "precisam" desse território autônomo da Dinamarca, rico em recursos, por razões de segurança, e se recusou a descartar o uso da força para controlá-lo.

A publicação de Miller no X ocorre também depois do Exército americano capturar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e sua esposa durante uma surpreendente incursão militar que incluiu bombardeios em Caracas.

Especialistas consideram que a operação na Venezuela é um aviso aos aliados dos Estados Unidos preocupados com ameaças de Trump de se apoderarem de recursos estratégicos, começando pela sua vontade declarada de anexar a Groenlândia.

"Esta imagem é desrespeitosa. As relações entre os países e os povos se baseiam no respeito e no direito internacional, e não em símbolos que ignoram nosso status e nossos direitos", reagiu o primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, no Facebook. 

Mas "não há nenhuma razão para entrar em pânico ou para se preocupar", acrescentou o primeiro-ministro, que lembrou que a Groenlândia "não está à venda e [seu] futuro não se decide nas redes sociais".

Um pouco antes, o Embaixador da Dinamarca nos Estados Unidos, Jesper Møller Sørensen, havia feito uma declaração similar.

"Um pequeno lembrete amigável sobre os Estados Unidos e o Reino da Dinamarca: somos aliados próximos e devemos seguir trabalhando juntos como tais", escreveu o embaixador, em resposta à mensagem de Katie Miller.

"E sim, esperamos o respeito total da integridade territorial do Reino da Dinamarca", escreveu.

Consultado em uma entrevista por telefone à The Atlantic sobre a Groenlândia, Trump disse que a decisão cabia a outros, segundo a revista.

"Terão que avaliar eles mesmos. Realmente não sei", disse Trump, segundo a citação. E acrescentou: "Mas precisamos da Groenlândia, absolutamente. Precisamos dela para defesa".

Katie Miller, durante muito tempo, foi assessora e porta-voz da comissão para a eficiência governamental Doge, então dirigida por Elon Musk, antes de ser contratada pelo bilionário no setor privado.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

ef/bfi/hgs/arm/meb/jvb/rm/am

Tópicos relacionados:

dinamarca diplomacia eua governo groenlandia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay