África do Sul vence Zimbábue (3-2) e se junta ao Egito nas oitavas da Copa Africana
compartilhe
SIGA
A África do Sul derrotou o Zimbábue por 3 a 2 nesta segunda-feira (29), em Marrakech, numa partida marcada por vários erros, mas em que os sul-africanos garantiram a classificação para as oitavas de final da Copa Africana de Nações (CAN).
No outro jogo do Grupo B, disputado simultaneamente em Agadir, o Egito, já classificado e com a primeira posição do grupo assegurada, poupou seus principais jogadores, escalando reservas que conseguiram conter os ataques de Angola garantindo o empate em 0 a 0.
Em Marrakech, em um estádio quase vazio, a seleção sul-africana do técnico belga Hugo Broos, terceira colocada na última CAN, entrou em campo numa posição favorável para avançar à fase de mata-mata da competição, mas queria garantir o segundo lugar do grupo com uma vitória sobre o Zimbábue.
A equipe começou a partida com grande intensidade e, em um ataque pela esquerda logo aos 6 minutos, Tshepang Moremi cortou para o meio e chutou com efeito, a bola desviou no zagueiro zimbabuano Gerald Takwara e encobriu seu próprio goleiro: 1 a 0 para os 'Bafana Bafana'.
Longe de desistir, o Zimbábue, que já estava praticamente eliminado, manteve as esperanças dez minutos depois, graças a um lance de genialidade individual de Tawanda Maswanhise.
Na entrada da área, o atacante do Motherwell, cujo time ocupa atualmente a quarta posição no campeonato escocês, driblou um defensor, depois outro, antes de chutar cruzado com o pé direito empatando a partida (19').
- Festival de erros -
No segundo tempo a defesa do Zimbábue cometeu mais um erro: uma cabeçada de longe e mal calculada de Divine Lunga para o seu goleiro. O atacante, Lyle Foster, que joga no Burnley, aproveitou e cabeceou para o fundo da rede recolocando sua equipe em vantagem (50').
O Zimbábue voltou a acreditar numa virada após mais uma falha defensiva. O Ronwen Williams, goleiro dos 'Bafana Bafana', venceu um duelo individual contra Maswanhise, mas, em um lance bizarro, a bola ricocheteou na cabeça de Aubrey Modiba e entrou no gol sul-africano fazendo 2 a 2 (74').
Mas na reta final a África do Sul se beneficiou de outro erro do Zimbábue: Marvelous Nakamba tocou a bola com a mão dentro da área e o VAR confirmou o pênalti. Oswin Appolis converteu e garantiu a vitória por 3 a 2 (82').
Mais uma vez sem impressionar, a seleção sul-africana conseguiu se classificar para as oitavas de final, onde enfrentará o segundo do Grupo F, o mesmo grupo de Camarões e Costa do Marfim num duelo que tem tudo para ser difícil.
Enquanto isso, o Egito aguarda seu adversário: uma das quatro melhores seleções terceiras colocadas da fase de grupos, que ainda não foram definidas.
Não será Angola, que terminou em terceiro lugar no Grupo B com dois pontos e provavelmente não se classificará. O Zimbábue, em quarto lugar, já está eliminado.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
lh/bm/aam/cb