Internacional

EUA suspende loteria do 'green card' após ataque na Universidade Brown

Publicidade
Carregando...

A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, ordenou na quinta-feira a suspensão de um programa que concede por sorteio vistos de residência, ou "green cards", a países com baixa migração, após afirmar que o sistema foi utilizado pelo suspeito do tiroteio na Universidade Brown.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

"Claudio Manuel Neves-Valente entrou nos Estados Unidos por meio do programa de loteria de vistos de diversidade (DV1) em 2017 e recebeu um 'green card'", afirmou Noem nas redes sociais sobre o cidadão português.

"Seguindo as instruções do presidente Trump, ordeno imediatamente ao USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração) que suspenda o programa DV1 para garantir que mais nenhum americano seja prejudicado por este programa desastroso", acrescentou.

Neves-Valente, acusado de matar dois estudantes da Universidade Brown e também suspeito de assassinar um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi encontrado morto na quinta-feira em um depósito no estado de New Hampshire, ao lado de duas armas de fogo.

Ele "tirou a própria vida", disse Oscar Perez, chefe do Departamento de Polícia de Providence, cidade do estado de Rhode Island onde fica a renomada universidade onde ele abriu fogo no fim de semana passado. 

O sistema de loteria migratória, denominado oficialmente Programa de Vistos de Diversidade, foi instaurado em 1990 e permite a emissão de autorizações de residência para quase 50.000 pessoas por ano, desde que cumpram os critérios de elegibilidade.

Para obter o visto, é necessário passar por um exame e uma entrevista. Todos os anos, milhões de pessoas de países com baixos índices migratórios para os Estados Unidos participam do sorteio.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

bur-ane/lb/arm/avl/fp

Tópicos relacionados:

ataque eua migracao politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay