Internacional

Netanyahu diz que aprovou acordo de venda de gás israelense ao Egito

Publicidade
Carregando...

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu anunciou nesta quarta-feira (17) que deu sinal verde a um acordo de venda de gás ao Egito no valor de quase 35 bilhões de dólares (193 bilhões de reais na cotação atual).

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

"Hoje aprovei o maior contrato de gás da história de Israel. O valor do acordo chega a 112 bilhões de shekels [cerca de 191 bilhões de reais]. Desse total, 58 bilhões de shekels [aproximadamente 99 bilhões de reais] irão para os cofres do Estado", declarou Netanyahu em um comunicado televisionado.

"O acordo é com a empresa americana Chevron e parceiros israelenses que fornecerão gás ao Egito", acrescentou o dirigente.

"É o maior acordo de exportação da história do Estado" de Israel, afirmou o ministro da Energia, Eli Cohen, que estava a seu lado.

"Esse acordo reforça consideravelmente a posição de Israel como potência energética regional e contribui para a estabilidade da nossa região. Ele incentiva outras empresas a investirem na prospecção de gás nas águas econômicas de Israel, ricas em reservas", afirmou Netanyahu.

Nesta quarta-feira, grupo israelense de gás NewMed Energy anunciou em comunicado que recebeu "a autorização para exportar gás ao Egito, o que permite a concretização do acordo no valor de cerca de 35 bilhões de dólares" (aproximadamente 193 bilhões de reais).

"É um dia histórico para o mercado de gás natural, que garante a continuidade dos investimentos em Israel e cria estabilidade para os próximos anos", afirmou o diretor da NewMed, Yossi Abu, segundo a nota.

Em maio de 2023, o governo israelense aprovou um projeto de gasoduto terrestre de 65 quilômetros que ligaria Israel ao Egito, mas a obra sofre um atraso significativo.

Sua construção, destinada a reforçar o fornecimento de gás ao Egito, deve ser concluída em 2029, indicou a NewMed Energy em agosto.

mib/mj/vl/hgs/jvb/lm/rpr

Tópicos relacionados:

comercio diplomacia egito eua gas israel

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay