Internacional

Putin diz que Rússia alcançará seus objetivos na Ucrânia 'sem nenhuma dúvida'

Publicidade
Carregando...

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quarta-feira (17) que seu país alcançará "sem nenhuma dúvida" os seus objetivos na Ucrânia, incluindo o controle dos territórios que reivindica como próprios, em meio a uma intensa atividade diplomática para tentar encerrar o conflito. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

"Os objetivos da operação militar especial serão alcançados, sem nenhuma dúvida", disse Putin em uma reunião com funcionários de alto escalão do Ministério da Defesa em Moscou, usando a terminologia do Kremlin para se referir à ofensiva lançada em fevereiro de 2022.

"Preferiríamos conseguir isso e eliminar as causas profundas do conflito por meio da diplomacia", mas "se o país rival e seus patrocinadores estrangeiros se recusarem a dialogar de forma substancial", faremos isso "pela via militar", prometeu. 

Na segunda-feira, a Ucrânia havia elogiado os "avanços" na questão das futuras garantias de segurança que solicita, após dois dias de conversas com os enviados do presidente americano, Donald Trump, em Berlim. 

O mandatário ucraniano, Volodimir Zelensky, indicou, no entanto, que ainda há diferenças importantes quanto aos territórios que a Ucrânia teria de ceder à Rússia.

A proposta inicial de Washington, redigida sem a participação dos aliados europeus de Kiev, suscitava a retirada ucraniana de toda a região oriental de Donetsk e o reconhecimento, por parte dos Estados Unidos, das regiões de Donetsk, Crimeia e Luhansk como russas. O conteúdo atual do plano revisto continua impreciso. 

O Kremlin afirmou nesta quarta-feira que ainda aguardava informações dos EUA sobre o resultado das conversações em Berlim. 

"Esperamos que, assim que estiverem prontos, nossos homólogos americanos nos informem dos resultados de seu trabalho com os ucranianos e os europeus", declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. 

Em setembro de 2022, a Rússia afirmou ter anexado oficialmente as regiões de Zaporizhzhia, Donetsk, Luhansk e Kherson, apesar de não ter controle militar total sobre elas.

bur/yad/sag/avl/yr/fp

Tópicos relacionados:

conflito diplomacia russia ucrania

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay