Internacional

Venezuela denuncia ao Conselho de Segurança 'roubo' de petróleo pelos EUA

Publicidade
Carregando...

A Venezuela denunciou nesta terça-feira (16) ao Conselho de Segurança da ONU o "roubo" de um navio petroleiro pelos Estados Unidos, que o apreenderam como parte de suas operações militares no Caribe.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Washington afirma que o navio era usado em uma "rede ilegal de envio de petróleo que apoia organizações terroristas estrangeiras". A Venezuela chamou a ação de "ato de pirataria naval".

O embaixador venezuelano na ONU apresentou uma carta ao Conselho de Segurança convidando-o a "condenar publicamente esse ato de pirataria promovido por um Estado, o uso ilegítimo da força militar contra um navio privado e o roubo de um carregamento fruto do comércio internacional lícito".

"Apropriaram-se ilegalmente de um carregamento de petróleo venezuelano correspondente a uma operação comercial regular, legítima e ajustada plenamente ao direito internacional", afirma a carta divulgada hoje pela chancelaria, que exige a libertação dos tripulantes "sequestrados" e a "devolução imediata" da carga. 

O Conselho de Segurança é o órgão responsável pela paz e segurança internacionais, e tem autoridade para aplicar sanções ou autorizar o uso da força. Os Estados Unidos são um dos seus membros permanentes com poder de veto.

Washington enviou uma flotilha de navios de guerra ao Caribe, e suas aeronaves sobrevoam repetidamente a costa venezuelana. O governo americano afirma que sua intenção é pressionar o presidente Nicolás Maduro, como parte de sua campanha contra o narcotráfico.

As forças americanas também fizeram uma série de ataques a embarcações suspeitas de contrabando de drogas no Caribe e no Pacífico, uma campanha de mais de três meses, que já deixou 95 mortos e aumentou a tensão regional.

O navio apreendido no último dia 10 transportava entre 1 milhão e 2 milhões de barris de petróleo venezuelano, segundo várias fontes. A Venezuela produz 1 milhão de barris de petróleo por dia, mas enfrenta desde 2019 um embargo que a obriga a comercializá-lo no mercado negro com grandes descontos.

bc/atm-jt/db/lb

Tópicos relacionados:

diplomacia onu politica venezuela

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay