Internacional

Compromisso do Partido Socialista espanhol com o feminismo é 'absoluto', diz Pedro Sánchez após denúncias

Publicidade
Carregando...

O "compromisso" do Executivo espanhol, de esquerda, e do Partido Socialista (PSOE) com o feminismo é "absoluto", afirmou nesta segunda-feira (15) o presidente do Governo, Pedro Sánchez, após uma recente série de denúncias de suposto assédio sexual envolvendo seu partido.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

"O compromisso do Governo e do Partido Socialista com o feminismo é absoluto", afirmou Sánchez no início de uma coletiva de imprensa em Madri para fazer um balanço da ação do Governo nos últimos meses.

Durante sua longa aparição, Sánchez também defendeu seu governo e seu partido contra as acusações de corrupção que recentemente afetaram alguns de seus colegas e pessoas próximas, questões que, segundo ele, "estão na mente" da opinião pública.

"Cometemos erros, como todos, mas todos os avanços alcançados na igualdade de gênero sempre foram conquistados (...) sob governos progressistas", afirmou. 

"Não aceitaremos lições de quem vota contra esses avanços", acrescentou, referindo-se aos ataques da oposição de direita e extrema direita, que acusam a esquerda de hipocrisia em relação às mulheres e ao feminismo. 

Esta foi a declaração mais extensa de Sánchez sobre o assunto desde que uma série de denúncias de assédio sexual dentro do Partido Socialista começou a vir à tona há alguns dias, situação que levou o jornal El País a estampar a manchete "Governo de Sánchez, em seus momentos mais críticos" em sua primeira página neste fim de semana.

Um dos casos mais notórios, que veio à tona esta semana, envolve Francisco Salazar, um ex-colaborador próximo de Sánchez em La Moncloa, de onde foi afastado há meses após denúncias de assédio sexual. 

O caso ganhou repercussão há alguns dias, quando as denunciantes declararam à imprensa que não haviam sido contatadas pelo Partido Socialista durante meses, apesar de terem apresentado uma denúncia contra Salazar.

rbj/rs/jvb/aa/fp

Tópicos relacionados:

espanha governo politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay