Internacional

Japão retira alerta de tsunami após terremoto de magnitude 6,7

Publicidade
Carregando...

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) suspendeu o alerta de tsunami emitido nesta sexta-feira (12) após um terremoto de magnitude 6,7 atingir a parte norte do arquipélago. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O alerta de ondas de até um metro de altura para a costa norte do Pacífico havia sido ativado poucos dias depois de outro terremoto de magnitude 7,5 na mesma região ter ferido pelo menos 50 pessoas. 

Por fim, foram registradas apenas duas ondas de 20 centímetros: uma às 3h35 GMT (00h55 no horário de Brasília) na cidade de Erimo, na ilha de Hokkaido, e outra três minutos depois na região de Aomori, de acordo com a agência. 

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) também confirmou que o terremoto teve magnitude 6,7 e ocorreu a 130 quilômetros da cidade de Kuji, na província de Iwate, na ilha de Honshu. 

A emissora pública NHK informou que a intensidade dos tremores foi menor do que a do terremoto mais forte da noite de segunda-feira, que derrubou objetos de prateleiras, danificou estradas, quebrou janelas e provocou ondas de tsunami de até 70 centímetros de altura. 

A Autoridade de Regulação Nuclear informou nesta sexta-feira que não havia sinais imediatos de anomalias nas instalações nucleares da região. A área ainda é assombrada pela memória do terremoto submarino de magnitude 9,0 de 2011, que provocou um tsunami que deixou cerca de 18.500 mortos e desaparecidos. 

O Japão está situado sobre quatro grandes placas tectônicas, na borda oeste do Anel de Fogo do Pacífico, e é um dos países com maior atividade sísmica do mundo. 

O arquipélago, lar de aproximadamente 125 milhões de pessoas, registra cerca de 1.500 terremotos por ano, a maioria deles de baixa magnitude.

hih-stu/tc/arm/cr/jvb/aa

Tópicos relacionados:

japao sismo terremoto

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay