Internacional

Preso suspeito em caso de bombas plantadas perto do Capitólio em 2021 (imprensa)

Publicidade
Carregando...

Um homem foi preso, nesta quinta-feira (4), no âmbito da investigação sobre a colocação de bombas caseiras em frente às sedes dos dois principais partidos dos Estados Unidos na véspera do ataque ao Capitólio em janeiro de 2021, segundo a imprensa americana. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Esta é a primeira prisão relacionada ao caso, pelo qual o FBI oferece uma recompensa de 500 mil dólares (2,64 milhões de reais) em troca de qualquer informação que permita identificar o suspeito. 

O indivíduo foi preso na manhã desta quinta-feira na Virgínia (leste), segundo a imprensa americana, citando fontes próximas à investigação. Consultados pela AFP, o FBI e o Departamento de Justiça não responderam imediatamente. 

A identidade e as motivações do autor destes artefatos explosivos caseiros, instalados perto das sedes dos partidos democrata e republicano, seguem sendo um mistério que alimentou diversas teorias conspiratórias sobre uma possível manipulação da invasão ao Capitólio no dia seguinte, em 6 de janeiro de 2021.

Nesse dia, centenas de apoiadores do então presidente em fim de mandato Donald Trump, inflamados por suas acusações infundadas de fraude eleitoral, invadiram o Capitólio para tentar impedir a certificação da vitória do democrata Joe Biden. 

As bombas colocadas fora dos escritórios do Comitê Nacional Democrata (DNC, em inglês) e do Comitê Nacional Republicano (RNC) não explodiram e poderiam ter como único objetivo distrair a polícia do Capitólio pouco antes da invasão, avaliaram analistas.

cl/bgs/db/val/jc/mvv

Tópicos relacionados:

bombas eua justica politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay