Internacional

Macron anuncia novo serviço militar voluntário na França a partir de 2026

Publicidade
Carregando...

O presidente Emmanuel Macron anunciou nesta quinta-feira (27) a criação de um novo serviço militar voluntário a partir de meados de 2026 para jovens de 18 e 19 anos, diante da "aceleração das crises" e do "aumento das ameaças". 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A França segue assim o exemplo de outros países europeus, que, frente à crescente ameaça da Rússia e a dúvidas sobre seu aliado americano, reintroduziram um serviço militar, seja obrigatório ou voluntário. 

"Um novo serviço nacional será implementado progressivamente a partir do próximo verão" europeu, anunciou Macron, durante uma visita a uma brigada de infantaria em Varces, no sudeste da França. 

Este serviço militar destina-se principalmente a jovens voluntários de 18 e 19 anos, terá duração de 10 meses e será remunerado com cerca de 800 euros mensais (aproximadamente 4.970 reais), informou a Presidência francesa. 

O objetivo deste programa é contar com cerca de 3.000 voluntários na primeira turma de 2026 e chegar a 42.500 em 2035. 

O anúncio ocorre após a polêmica gerada pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o general Fabien Mandon, que na semana passada pediu aos franceses que "aceitem perder seus filhos" em caso de conflitos na Europa. 

Os voluntários servirão apenas em "território nacional", esclareceu o presidente francês, para quem a "juventude tem sede de compromisso" e "existe uma geração pronta para se levantar pela pátria". 

A França suspendeu o serviço militar obrigatório em 1997, durante a presidência do conservador Jacques Chirac, assim como outros países após a dissolução da União Soviética em 1991 e fim da Guerra Fria. 

No entanto, a invasão russa da Ucrânia em 2022 trouxe as preocupações de volta à Europa. 

"A aceleração das crises, o aumento das ameaças me levam a propor hoje um serviço nacional puramente militar", destacou Macron. 

Cerca de 86% dos franceses são favoráveis à reintrodução de um serviço militar, e 33% pedem que seja voluntário, segundo uma pesquisa da Ispos em março.

fff-tjc/avl/jc/fp

Tópicos relacionados:

defesa franca politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay