Internacional

Chanceler iraniano viajará na quarta-feira à França

Publicidade
Carregando...

O chanceler iraniano, Abbas Araqchi, viajará na quarta-feira a Paris para conversar com seu homólogo, Jean-Noël Barrot, sobre o programa nuclear de Teerã e dois franceses atualmente retidos na embaixada no Irã, informou nesta segunda-feira (24) a diplomacia francesa.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Teerã está sob pressão das potências ocidentais para permitir que os inspetores da agência de controle nuclear da ONU, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), entrem em suas instalações.

"O ministro das Relações Exteriores Araqchi viajará à França na quarta-feira e se reunirá com o ministro", detalhou a diplomacia francesa, especificando que será uma oportunidade para instar o Irã a retomar a cooperação com a AIEA.

Teerã cortou relações com a AIEA após a breve guerra iniciada por Israel em junho. O país islâmico considerou que o organismo era em parte responsável pelo conflito, iniciado após a aprovação de uma resolução crítica sobre o programa nuclear iraniano.

As inspeções acabaram sendo retomadas, mas não nas principais instalações nucleares como Fordow, Natanz e Isfahan, afetados pelos ataques.

Na quinta-feira, a AIEA adotou uma resolução que solicita ao Irã que coopere "plenamente e sem demora" com este regulador. Teerã então defendeu uma nova abordagem para permitir a inspeção de seus locais nucleares atacados.

Ambos os chanceleres também discutirão os casos de Cécile Kohler e Jacques Paris, que foram libertados da prisão em 28 de outubro após mais de três anos detidos no Irã. Agora eles estão na embaixada da França em Teerã aguardando autorização para deixar o território.

Dt/tjc/mb/dd/jc 

Tópicos relacionados:

diplomacia energia franca ira

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay