Internacional

Itália supera Bélgica e vai à final da Copa Davis pelo 3ª ano seguido

Publicidade
Carregando...

A Itália, atual bicampeã da Copa Davis, garantiu vaga em sua terceira final consecutiva nesta sexta-feira (21), ao derrotar a Bélgica por 2-0 em um confronto emocionante em Bolonha.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Liderando a equipe italiana na ausência de Jannik Sinner (número 2 do mundo) e Lorenzo Musetti (N.8), Flavio Cobolli (N.22) salvou sete match points contra o belga Zizou Bergs (N.43) e selou a classificação com uma vitória épica por 2 sets a 1, com parciais de 6-3, 6-7 (5/7), 7-6 (17/15), em uma batalha de três horas e quatro minutos.

Horas antes, Matteo Berrettini (N.56) havia marcado o primeiro ponto da Itália ao derrotar Raphaël Collignon (N.86) por 2 sets a 0 (6-3 e 6-4).

Contra Bergs, Cobolli aproveitou seu único break point no primeiro set para fechar em 6-3 e abrir vantagem.

Num duelo entre dois excelentes sacadores, nenhum deles cedeu uma quebra no segundo set, que o belga acabou fechando por 7-6 no tiebreak.

Agressivo, Bergs teve três break points quando os tenistas empatavam em 4-4 no terceiro set, mas Cobolli disparou saques fulminantes para afastar o perigo.

O italiano ainda teve dois match points no game seguinte, mas o belga se salvou, antes de não conseguir aproveitar mais dois break points com 5-5 no placar.

O tiebreak emocionante do terceiro set terminou após 32 pontos com um ace final de Cobolli, dando à Itália sua 13ª vitória consecutiva na Copa Davis, competição na qual não perde desde setembro de 2023.

A equipe do capitão Filippo Volandri é a primeira a chegar a três finais consecutivas desde a Austrália, que levantou o troféu em 1999, antes de perder o título nos dois anos seguintes.

Na final, a Itália enfrentará a Espanha, seis vezes campeã, ou a Alemanha, que conta com o número 3 do mundo, Alexander Zverev. As duas equipes vão se enfrentar no sábado, na segunda semifinal.

Os italianos venceram sete dos seus 13 confrontos na Copa Davis contra a Espanha, mas perderam seis das oito ocasiões em que enfrentaram a Alemanha.

dga/gk/cb/am

Tópicos relacionados:

2025 bel davis ita tenis

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay