Internacional

Novo livro reaviva escândalo por entrevista da BBC com princesa Diana

Publicidade
Carregando...

A BBC voltou a ser alvo de críticas nesta quinta-feira (20), em um novo livro sobre sua entrevista explosiva com a falecida princesa Diana, 30 anos após ela ir ao ar.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Um recorde de 22,8 milhões de pessoas assistiram à entrevista em 20 de novembro de 1995, na qual Diana admitiu publicamente ter cometido adultério e disse que havia "três pessoas" em seu casamento: ela, Charles e sua amante de longa data, Camilla Parker Bowles.

Na época, o programa foi considerado uma grande conquista jornalística para o repórter Martin Bashir e a BBC, mas, posteriormente, veio à tona que ele havia falsificado documentos para conseguir a entrevista.

"Dianarama: The Betrayal of Princess Diana" foi publicado hoje no Reino Unido. Segundo a Penguin Books, o livro, escrito pelo ex-jornalista da BBC Andy Webb, revela "a verdadeira extensão da desilusão sofrida pela princesa, e a tentativa de encobrimento que se seguiu".

Para obter a entrevista, Bashir apresentou ao irmão de Diana, Charles Spencer, extratos bancários falsificados, que tinham o objetivo de fazer acreditar que pessoas próximas de Diana a estavam espionando. Bashir chegou a afirmar à princesa "que sua vida estava em perigo", disse Webb no programa Good Morning Britain, do canal ITV, concorrente da BBC.

Embora a extensão da artimanha de Bashir somente tenha ficado clara anos depois, Webb disse que a BBC percebeu que Bashir havia feito "três coisas ruins" quatro meses após a exibição da entrevista. Descobriram que ele havia falsificado os documentos e os havia mostrado a Spencer, além de mentir posteriormente a respeito.

A publicação do livro acontece após a polêmica causada pela edição enganosa de um documentário sobre Donald Trump.

A BBC indenizou o ex-secretário particular de Diana Patrick Jephson pela entrevista de 1995, além de um designer gráfico que denunciou os métodos ilícitos usados.

Bashir desculpou-se posteriormente por sua conduta, mas afirmou que ela "não teve absolutamente nenhuma influência na decisão pessoal da princesa de participar da entrevista".

Um relatório independente encomendado pela BBC e divulgado em 2021 expôs os métodos enganosos usados por Bashir. Um porta-voz da rede britânica ressaltou que a BBC aceitou integralmente as conclusões do documento e apresentou "desculpas públicas".

har/jkb/phz/mab/mb/lb

Tópicos relacionados:

gb media midia realeza

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay