Internacional

Qualquer plano de paz para Ucrânia precisa de Kiev e da Europa, diz chefe da diplomacia da UE

Publicidade
Carregando...

A paz na Ucrânia só poderá ser alcançada com o envolvimento de europeus e ucranianos, afirmou a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Kaja Kallas, nesta quinta-feira (20), em resposta ao novo plano impulsionado pelos Estados Unidos.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Washington elaborou uma proposta para encerrar o conflito de mais de três anos na Ucrânia, que prevê que Kiev ceda território e reduza seu exército pela metade, disse na quarta-feira à AFP uma autoridade de alto escalão próxima ao tema. 

"Para que um plano funcione, é necessário que os ucranianos e os europeus estejam envolvidos, isso é muito claro", afirmou Kallas nesta quinta-feira à imprensa em Bruxelas.

"Temos que entender que nesta guerra há um agressor e uma vítima. Portanto, não ouvimos falar de nenhuma concessão por parte da Rússia", acrescentou. 

O plano proposto por Washington, parece alinhar-se com as demandas de Moscou, que Kiev rejeitou repetidamente como um sinônimo de capitulação.

Kallas afirmou que, pelo que sabia, não houve nenhuma contribuição ao plano por parte da Ucrânia nem de seus aliados europeus. 

"A paz não pode ser a capitulação", adicionou o ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Noël Barrot, ao chegar a Bruxelas para uma reunião com seus homólogos da UE.

"Os ucranianos sempre rejeitarão qualquer forma de capitulação", insistiu, recordando que os europeus defendem o princípio de uma paz "justa" e "duradoura". 

Sob a proposta americana, a Ucrânia também deverá ceder seu armamento de longo alcance, segundo a fonte, que pediu anonimato.

ob/jca/bfi/arm/meb/yr

Tópicos relacionados:

conflito diplomacia eua franca russia ucrania ue

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay