Internacional

Defesa Civil de Gaza relata 22 mortos em ataques israelenses

Publicidade
Carregando...

A Defesa Civil de Gaza anunciou nesta quarta-feira (19) a morte de 22 pessoas em bombardeios israelenses que, segundo o exército de Israel, foram represálias a violações do cessar-fogo por parte do movimento islamista palestino Hamas.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Segundo um comunicado do Exército israelense, milicianos do Hamas dispararam contra suas tropas posicionadas no sul do território palestino, que não sofreram danos.

"Essa ação constitui uma violação do acordo de cessar-fogo", afirmou. "Em resposta, as Forças de Defesa de Israel começaram a atacar alvos terroristas do Hamas na Faixa de Gaza", acrescentou.

Um porta-voz da Defesa Civil, o serviço de resgate do território, afirmou que esses ataques causaram doze mortes na área da Cidade de Gaza, no norte, e outras dez em Khan Yunis, no sul.

Devido às restrições impostas à imprensa em Gaza e às dificuldades de acesso ao terreno, a AFP não pôde verificar de forma independente as informações de ambas as partes.

O acordo de trégua promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou em vigor em 10 de outubro e se mantém apesar de hostilidades esporádicas entre os dois lados.

O pacto também previa a libertação de 20 reféns capturados pelo Hamas e a devolução dos corpos dos 28 que morreram.

Embora falte apenas restituir três corpos, a implementação da segunda fase do acordo promovido por Trump ainda não começou.

Nessa etapa, deveriam ser acertados os termos do desarmamento do Hamas, a implementação de uma autoridade de transição e o deslocamento de uma força internacional de estabilização no território palestino.

A guerra começou em 7 de outubro de 2023 com o ataque do Hamas ao sul de Israel, que resultou na morte de 1.221 pessoas, segundo um balanço baseado em dados oficiais.

A ofensiva de represália israelense sobre Gaza matou ao menos 69.513 pessoas, de acordo com os números do Ministério da Saúde desse território, considerados confiáveis pela ONU.

glp/rjm/smw/dbh/mb/am

Tópicos relacionados:

armadas conflito forcas israel palestinos

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay