Internacional

Fundo RedBird desiste de comprar jornal britânico The Telegraph

Publicidade
Carregando...

O fundo americano RedBird desistiu, nesta sexta-feira (14), da compra do jornal britânico The Telegraph por 500 milhões de libras (cerca de 3,4 bilhões de reais), informou o grupo, mergulhando novamente a prestigiosa publicação conservadora na incerteza. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

"O RedBird retirou hoje sua oferta de compra do Telegraph Media Group", indicou um porta-voz do fundo, sem mais explicações. "Trabalharemos com toda força para encontrar uma solução que seja melhor para os interesses dos funcionários e leitores", acrescentou. 

O anúncio, no final de maio, de um "acordo inicial" para comprar o jornal havia encerrado uma história de mais de dois anos, na qual o governo britânico bloqueou uma tentativa de aquisição por parte de um fundo dos Emirados Árabes Unidos e vários compradores potenciais desistiram da opção. 

Propriedade desde 2004 da riquíssima família Barclay, o jornal, fundado há 170 anos, foi colocado à venda compulsoriamente no final de 2023 pelo banco Lloyds para pagar suas grandes dívidas. 

Uma joint venture entre RedBird e o Fundo de Investimentos em Mídia de Abu Dhabi (IMI), sob o nome de RedBird IMI, havia alcançado um acordo anteriormente com a família Barclay e pagou sua dívida em troca da opção de assumir o controle da empresa. 

Mas a perspectiva de ver um fundo dos Emirados Árabes Unidos controlar uma das publicações mais influentes no Reino Unido preocupou o governo conservador britânico, que decidiu legislar para bloquear a aquisição de jornais britânicos por estados estrangeiros. O RedBird IMI, portanto, desistiu da compra. 

O fundo americano, que já investiu na Europa em clubes de futebol como o AC Milan ou o Liverpool, ofereceu-se para se tornar acionista majoritário, com o IMI como parceiro, mas com "uma participação passiva de 15%", segundo o Telegraph.

zap/cat/rhl/eg/mb/jc/mvv

Tópicos relacionados:

empresas gb governo imprensa

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay