Internacional

Justiça francesa autoriza fundador do Telegram a viajar ao exterior sem restrições

Publicidade
Carregando...

A França suspendeu a proibição de viajar para o exterior imposta ao fundador do Telegram, Pavel Durov, que está sendo investigado por conteúdo ilegal em seu aplicativo de mensagens, indicou nesta quinta-feira (13) uma fonte judicial próxima do caso.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O empresário russo de 41 anos foi detido em Paris em 2024 e está sob investigação da justiça por suposta cumplicidade da plataforma em atividades criminosas.

Durov, que inicialmente estava proibido de sair da França, teve seu controle judicial afrouxado em julho, permitindo-lhe residir nos Emirados Árabes Unidos, onde fica a sede do Telegram, embora devesse retornar pontualmente ao país europeu.

No momento, as autoridades suspenderam completamente sua proibição de viajar, e ele não é mais obrigado a se apresentar à polícia em Nice, sudoeste da França, a cada duas semanas.

Durante o último ano "ele cumpriu completamente com seu controle judicial", disse à AFP uma fonte do judiciário que pediu anonimato.

Durov, que possui passaporte francês e russo, está acusado de não atuar contra a difusão de conteúdos criminosos, como imagens de abusos sexuais de menores.

Durante um interrogatório em dezembro de 2024, o empresário reconheceu uma crescente presença criminal na plataforma e se comprometeu a fortalecer a supervisão do conteúdo.

No entanto, o fundador do Telegram acusou as autoridades francesas de não seguirem os procedimentos legais adequados ao apresentar consultas sobre moderação de conteúdo.

fbe-gd/ekf-tjc/mb/jmo/aa

Tópicos relacionados:

crime franca internet

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay