Internacional

Brasil celebra fim de embargo chinês à carne de frango após surto de gripe aviária

Publicidade
Carregando...

O Brasil, maior exportador mundial de carne de frango, comemorou nesta sexta-feira (7) a decisão da China de suspender sua proibição às importações do produto, imposta há seis meses após um surto de gripe aviária em várias fazendas do país.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A China e a União Europeia suspenderam as importações de carne de frango brasileira em maio devido ao surto. Mas em junho o Brasil declarou que já estava livre da gripe aviária.

“Gradativamente, todos os grandes importadores de carne de frango retomaram as compras", publicou nesta sexta a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em seu site.

"Recentemente, a União Europeia anunciou a retomada dos embarques. Hoje, a China, último grande importador de carne de frango fechado, reabriu seus portos para o produto brasileiro", acrescentou.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou em comunicado que a retirada das restrições tem efeito imediato.

Antes da suspensão, a China era o principal comprador de carne de frango brasileira. Entre janeiro e maio, importou 228.200 toneladas do produto, gerando receitas de 545,8 milhões de dólares (2,91 bilhões de reais, na cotação atual), segundo a ABPA.

A associação afirmou que o governo brasileiro realizou um "amplo e intenso esforço diplomático" para retomar as exportações.

A gripe aviária tem se espalhado pelo mundo nos últimos anos, provocando o abate em massa de aves, algumas mortes humanas e o aumento do preço dos ovos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a infecção em humanos pode causar uma doença grave com alta taxa de mortalidade, mas o vírus não parece se transmitir facilmente de pessoa para pessoa.

Os casos humanos detectados até agora ocorreram principalmente em pessoas que tiveram contato próximo com aves e outros animais infectados, ou com ambientes contaminados.

fb-ll/jss/val/ic/am

Tópicos relacionados:

agricultura animais brasil china exportacoes

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay