Internacional

Arce é expulso do partido governista na Bolívia

Publicidade
Carregando...

O presidente da Bolívia, Luis Arce, foi expulso do Movimento ao Socialismo (MAS), sob a acusação de desvio de verbas, anunciou nesta quinta-feira (6) a direção do partido

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O economista, de 62 anos, chegou à Presidência em 2020, apoiado pelo MAS, então partido do ex-presidente Evo Morales. Arce tornou-se uma das maiores referências dessa coligação, mas travou no último ano com Morales uma disputa acirrada pelo controle do partido, que acabou nas mãos de aliados de Arce, e Morales renunciou.

Embora Arce fosse o candidato natural para as eleições de 2025, ele desistiu de buscar a reeleição, devido à impopularidade de seu governo. A expulsão do partido não afeta sua atividade como presidente, cargo que deixará no próximo sábado.

"Decidimos expulsar o Sr. Luis Arce Catacora" porque ele "desviou fundos do partido" sem prestar contas, acusou Grover García, representante da coligação, sem dar detalhes. Segundo ele, a expulsão também se baseou em denúncias de corrupção no governo apresentadas à Justiça, e na incapacidade de Arce de resolver a crise econômica.

A economia boliviana mergulhou em sua pior crise em quatro décadas durante o mandato do economista, devido à grave escassez de dólares e combustível.

"Demos várias sugestões, várias saídas, que não foram aplicadas. Não é responsabilidade nossa, e sim das fragilidades de Luis Arce e de alguns ministros", disse García.

A impopularidade de Arce foi um dos fatores que levaram o MAS a sofrer uma derrota retumbante nas últimas eleições, e a esquerda a perder o poder depois de 20 anos.

gta/jac/sf/mvl/mr/lb/rpr

Tópicos relacionados:

bolivia politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay