Internacional

Macron insta presidente sírio a se unir a coalizão contra Estado Islâmico

Publicidade
Carregando...

O presidente da França, Emmanuel Macron, instou nesta quinta-feira (6) seu par sírio, Ahmed al Sharaa, a "se unir à coalizão internacional de luta contra o  Daesh", uma das denominações do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Os dois dirigentes se reuniram em Belém, no Pará, às margens da cúpula do clima COP30, que será acontece na cidade brasileira de 10 a 21 de novembro.

O Estado Islâmico, que chegou a controlar uma vasta região na Síria e no Iraque, foi derrotado em 2019 em solo sírio por forças curdas apoiadas por uma coalizão internacional. No entanto, o grupo mantém algumas células ativas.

"Estamos a poucos dias das homenagens de 13 de novembro", lembrou Macron à imprensa em Belém, em referência aos atentados jihadistas cometidos em Paris em 2015. 

"Ninguém esquece" que esses ataques "foram planejados na Síria, por isso também é uma questão de segurança para os franceses", acrescentou o mandatário.

Macron explicou que espera "que a Síria seja um ator de pleno direito" em sua "luta contra os grupos terroristas e na região".

O dirigente francês deu boas-vindas ao levantamento das sanções contra o presidente interino sírio por parte do Conselho de Segurança da ONU, uma decisão simbólica antes de sua histórica visita à Casa Branca na próxima segunda-feira.

As forças de Al Sharaa, entre as quais se encontrava o grupo Hayat Tahrir al Sham (HTS), que ele dirigia e dissolveu desde então, derrubaram em dezembro de 2024 o ex-presidente sírio Bashar al Assad.

Como líder do HTS, Al Sharaa figurava desde 2013 na lista de sanções das Nações Unidas.

O HTS era conhecido anteriormente como Frente Al Nusra, antigo braço da Al Qaeda na Síria, mas rompeu seus vínculos com esse grupo jihadista em 2016.

fff/tmo/lrb/arm/mr/rpr

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay