Internacional

Países latino-americanos buscam atrair o turismo europeu em feira de Londres

Publicidade
Carregando...

Os países da América Latina participam da feira de turismo World Travel Market (WTM), que acontece esta semana em Londres, na esperança de aumentar o número de visitantes europeus. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A World Travel Market começou na terça e termina na quinta-feira. Juntamente com a ITB de Berlim e a FITUR de Madri, é uma das principais feiras de turismo da Europa. 

O Brasil, segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), bateu todos os recordes de visitantes entre janeiro e setembro deste ano, com 7,09 milhões de turistas. 

"Este é o melhor momento da história do Brasil. Nunca atingimos 7 milhões em um único ano. E acreditamos que, até dezembro, chegaremos a 9 milhões, pois a alta temporada está apenas começando", declarou à AFP o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Países americanos como Argentina, Chile, Estados Unidos, Uruguai e Paraguai são os que mais enviam turistas para o Brasil, seguidos por países europeus como França, Portugal e Alemanha.

- Crescimento do Brasil -

"O mercado europeu tem um interesse muito grande em cultura e natureza. O crescimento de visitantes europeus em 2025 está projetado em 24% em comparação com o ano passado", acrescentou Freixo. 

Em relação ao Reino Unido, ele destacou que "há um enorme potencial de crescimento". "O Brasil é o país mais visitado da América Latina pelos ingleses, mas não chega a 2% dos turistas ingleses que viajam para o exterior", acrescentou. 

O representante do México para o turismo, Miguel Aguíñiga, destacou que, depois dos Estados Unidos e do Canadá, Espanha e Reino Unido são seus melhores mercados.

"No ranking mundial, em termos de visitantes recebidos, ocupamos o sexto lugar, atrás da França, Espanha, Estados Unidos, Turquia e Itália", observou.

O ministro do Turismo do Equador, Mateo Estrella, também confirmou à AFP o interesse de seu país no mercado europeu. 

A Europa é o terceiro maior mercado para o turismo equatoriano, depois dos Estados Unidos e países com os quais faz fronteira. Segundo Estrella, os turistas europeus vêm principalmente da Espanha, do Reino Unido e da Alemanha. 

Para seu homólogo de Cuba, Juan Carlos García Granda, o mercado europeu também é uma prioridade. Entre os países europeus, o ministro destacou o interesse em fortalecer o mercado britânico. 

"É um mercado que sequer está diretamente ligado a Cuba hoje. No entanto, isso não diminui a nossa esperança de que conseguiremos essa conexão em algum momento", ressaltou García Granda. 

Canadá, Rússia, Estados Unidos, Alemanha e Espanha foram os cinco países de onde os turistas mais viajaram para Cuba em 2024. 

Contudo, o ministro lamentou que uma das "prioridades" do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seja "trabalhar para reduzir o fluxo de turistas para Cuba". 

psr/jvb/aa

Tópicos relacionados:

brasil cuba economia equador gb latam mexico turismo

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay