Internacional

Criadores dinamarqueses processam plataforma americana Suno por uso indevido de música com IA

Publicidade
Carregando...

A Sociedade Dinamarquesa de Criadores Musicais (KODA) anunciou, nesta terça-feira (4), que entrou com um processo contra a plataforma americana de música gerada por IA, Suno, acusando-a de usar o repertório de seus membros sem permissão.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

"Há evidências de que a Suno foi treinada com obras protegidas por direitos autorais — incluindo músicas de artistas populares como Aqua, MØ e Christopher — sem autorização, transparência ou pagamento", explicou a KODA, que representa cerca de 51.000 compositores, letristas e editores musicais.

Segundo a organização, não foi divulgado quais obras foram usadas ou como foram empregadas, nem foi oferecida qualquer forma de compensação. Além disso, as produções da Suno que imitam melodias protegidas por direitos autorais competem diretamente com as originais, acrescentou.

"Estamos entusiasmados com o que a IA responsável pode trazer para a música", afirmou o CEO da KODA, Gorm Arildsen. "Mas a inovação não pode ser construída sobre bens roubados", enfatizou.

Globalmente, a indústria musical está envolvida em uma batalha legal com empresas de música gerada por IA, acusadas de se apropriarem massivamente de obras protegidas por direitos autorais sem pagar.

A Koda defende o estabelecimento de um padrão global que garanta o consentimento e a remuneração dos criadores humanos quando suas obras forem usadas para treinamento ou geração de música por meio de inteligência artificial.

Segundo estimativas da organização, o ritmo atual de desenvolvimento da IA poderá reduzir a receita da indústria musical dinamarquesa em 28% até 2030.

cbw/nzg/apz/mab/jvb/dd/aa

Tópicos relacionados:

dinamarca ia informatica justica musica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay